Inauguração do site oficial do projeto Trilhando a História de Parobé

O projeto Trilhando a História de Parobé está inaugurando seu site oficial, onde contará com textos completos sobre as pesquisas relacionadas à história de Parobé, já conhecidas através das postagens nas redes sociais. Entretanto, além das matérias tradicionais, o site terá um espaço para publicação de entrevistas e outras matérias, tudo com a qualidade e excelência que o projeto tem desenvolvido ao longo destes anos. Outra possibilidade é a adição de mais fotos em cada matéria, além da inserção de outras mídias, como vídeos do YouTube e áudio da plataforma de streaming Spotify. Como no Facebook e Instagram ficamos restritos à adição de fotos em alta resolução e outros benefícios de um site, a ideia de criar o site, que já é antiga, vem proporcionar mais possibilidades na divulgação da história de Parobé, atingindo, quem sabe, novos públicos.

Para quem ainda não conhece, o Trilhando a História de Parobé é um projeto virtual voltado às redes sociais desenvolvido com o sentimento de resgatar a história da cidade através da postagem de fotos antigas, relatos da formação da cidade, suas características e causos, buscando não apenas relembrar a história da cidade, mas também conhecer suas origens e mostrá-las para a nova geração, criando assim um vínculo sentimental pelo nosso passado, com um olho no futuro. O Trilhando a História de Parobé é uma homenagem para aqueles que pavimentaram nossa estrada, e cabe a nós continuar seguindo na construção desta jornada. O projeto tem como objetivo o resgate cultural da cidade, visando mostrar às novas gerações todos os fatos e elementos que formaram nossa cidade. Manter a história da nossa cidade viva é um dos fatores chave para entendermos como nossos antepassados viviam e o que eles deixaram de legado para a cidade.

Embora a ideia do projeto tenha surgido entre 2017/2018, quando a página no Facebook ganhou vida, foi com a aprovação do projeto via Lei Aldir Blanc em 2020 que tudo tomou forma, e desde dezembro de 2020 o público estimado na página no Facebook já chegou até a 70 mil pessoas por mês, com milhares de compartilhamentos/curtidas/comentários por mês entre o Facebook e o Instagram. Na elaboração dos textos há toda uma pesquisa séria e comprometida, buscando informações em jornais antigos, sites, blogs, artigos, TCCs, consulta com moradores, etc.

De dezembro de 2020 até fevereiro de 2021 o projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017. De março de 2021 em diante, o projeto continuou com seu propósito, de forma totalmente independente e sem recursos financeiros, até que encontrou parceiros dispostos a colaborar com nossa proposta. Hoje quem apoia nosso trabalho é: MasterShop Games & Eletrônicos, Agropecuária Pássaros & Cia, Madeireira do Chico, Educação Infantil Pequeno Príncipe, Empório Cortinas e Persianas, Jéssy Modas e Academia Sanfit.

A partir do segundo semestre de 2022 o Trilhando a História de Parobé ganhou uma coluna no Jornal Integração, Fundado em março de 2009 pelo editor Vanderlei Miguel Scherer. o Jornal Integração atua em oito cidades da região: Araricá, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Taquara, Rolante e Riozinho. A distribuição do jornal é gratuita e são impressos 6 mil exemplares. Nossos agradecimentos ao editor do jornal pela parceria e confiança em nosso trabalho. Scherer também faz parte da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé), onde atua como vice-presidente.

CONTATOS E REDES SOCIAIS:

Página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Canal no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Podcast no Spotify:

Podcast do projeto no Spotify

Os textos publicados no site Trilhando a História de Parobé ou em suas redes socias podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte correta: LEITE, Maicon Luís Custódio. [inclua o título da postagem], in História de Parobé (http://www.historiadeparobe.com.br), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato: historiadeparobe@gmail.com

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

2 thoughts on “Inauguração do site oficial do projeto Trilhando a História de Parobé

  • 25 de janeiro de 2023 em 16:09
    Permalink

    Boa tarde!!
    Acompanho o esse projeto maravilhoso na página do Facebook. Parabéns por fazer o resgate da história da vida desta cidade. Sai de Parobé em 2002, há 20 anos, mas Parobé não sai de mim!!!

    Resposta
    • 7 de março de 2023 em 22:49
      Permalink

      Obrigado José! Realmente, podemos nos afastar fisicamente da cidade, mas ela continua próxima a nós. Obrigado por acompanhar o projeto e pelas palavras. Abração.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *