Inauguração do site oficial do projeto Trilhando a História de Parobé
O projeto Trilhando a História de Parobé está inaugurando seu site oficial, onde contará com textos completos sobre as pesquisas relacionadas à história de Parobé, já conhecidas através das postagens nas redes sociais. Entretanto, além das matérias tradicionais, o site terá um espaço para publicação de entrevistas e outras matérias, tudo com a qualidade e excelência que o projeto tem desenvolvido ao longo destes anos. Outra possibilidade é a adição de mais fotos em cada matéria, além da inserção de outras mídias, como vídeos do YouTube e áudio da plataforma de streaming Spotify. Como no Facebook e Instagram ficamos restritos à adição de fotos em alta resolução e outros benefícios de um site, a ideia de criar o site, que já é antiga, vem proporcionar mais possibilidades na divulgação da história de Parobé, atingindo, quem sabe, novos públicos.
Para quem ainda não conhece, o Trilhando a História de Parobé é um projeto virtual voltado às redes sociais desenvolvido com o sentimento de resgatar a história da cidade através da postagem de fotos antigas, relatos da formação da cidade, suas características e causos, buscando não apenas relembrar a história da cidade, mas também conhecer suas origens e mostrá-las para a nova geração, criando assim um vínculo sentimental pelo nosso passado, com um olho no futuro. O Trilhando a História de Parobé é uma homenagem para aqueles que pavimentaram nossa estrada, e cabe a nós continuar seguindo na construção desta jornada. O projeto tem como objetivo o resgate cultural da cidade, visando mostrar às novas gerações todos os fatos e elementos que formaram nossa cidade. Manter a história da nossa cidade viva é um dos fatores chave para entendermos como nossos antepassados viviam e o que eles deixaram de legado para a cidade.
Embora a ideia do projeto tenha surgido entre 2017/2018, quando a página no Facebook ganhou vida, foi com a aprovação do projeto via Lei Aldir Blanc em 2020 que tudo tomou forma, e desde dezembro de 2020 o público estimado na página no Facebook já chegou até a 70 mil pessoas por mês, com milhares de compartilhamentos/curtidas/comentários por mês entre o Facebook e o Instagram. Na elaboração dos textos há toda uma pesquisa séria e comprometida, buscando informações em jornais antigos, sites, blogs, artigos, TCCs, consulta com moradores, etc.
De dezembro de 2020 até fevereiro de 2021 o projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017. De março de 2021 em diante, o projeto continuou com seu propósito, de forma totalmente independente e sem recursos financeiros, até que encontrou parceiros dispostos a colaborar com nossa proposta. Hoje quem apoia nosso trabalho é: MasterShop Games & Eletrônicos, Agropecuária Pássaros & Cia, Madeireira do Chico, Educação Infantil Pequeno Príncipe, Empório Cortinas e Persianas, Jéssy Modas e Academia Sanfit.
A partir do segundo semestre de 2022 o Trilhando a História de Parobé ganhou uma coluna no Jornal Integração, Fundado em março de 2009 pelo editor Vanderlei Miguel Scherer. o Jornal Integração atua em oito cidades da região: Araricá, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Taquara, Rolante e Riozinho. A distribuição do jornal é gratuita e são impressos 6 mil exemplares. Nossos agradecimentos ao editor do jornal pela parceria e confiança em nosso trabalho. Scherer também faz parte da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé), onde atua como vice-presidente.
CONTATOS E REDES SOCIAIS:
Página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe
Grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe
Canal no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe
Podcast no Spotify:
Os textos publicados no site Trilhando a História de Parobé ou em suas redes socias podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte correta: LEITE, Maicon Luís Custódio. [inclua o título da postagem], in História de Parobé (http://www.historiadeparobe.com.br), nos termos da Lei n.º 9.610/98.
Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato: historiadeparobe@gmail.com
Boa tarde!!
Acompanho o esse projeto maravilhoso na página do Facebook. Parabéns por fazer o resgate da história da vida desta cidade. Sai de Parobé em 2002, há 20 anos, mas Parobé não sai de mim!!!
Obrigado José! Realmente, podemos nos afastar fisicamente da cidade, mas ela continua próxima a nós. Obrigado por acompanhar o projeto e pelas palavras. Abração.