Foto aérea do complexo industrial da Azaléia em 1987, um ano recheado de conquistas

Em foto tirada em 1987 podemos conhecer melhor o complexo industrial dos Calçados Azaléia e as características de seu entorno, notando ainda que naquele ano haviam oito pavilhões, com os outros dois sendo construídos na sequência. Só para citar a situação da empresa na época, de 1986 para 1987 houve um crescimento de 15%, e ainda havia uma estrutura que permitiria maior desenvolvimento. Na época, a Azaléia tinha em sua carteira cerca de 9 mil clientes 13 mil pontos de vendas pelo Brasil e 20 escritórios de representantes exclusivos, assim como vendedores exclusivos, cobrindo todo o Brasil.

Os pavilhões do complexo industrial começaram a ser projetados em 1980, e tão logo foi feito o projeto, iniciaram-se as obras, a cargo da empresa Construtec, comandada pelo Sr. Jorge Nordflit. No mês de junho de 1980 começaram a trabalhar na terraplanagem do terreno, que media 10 mil metros quadrados. Diversos representantes, vindos para a FENAC daquele ano, deram um pulo até Parobé para assistir à chegada do primeiro trator para as obras. Toda a construção do complexo foi feita com recursos próprios, sem necessidade de empréstimos. Dentre os principais participantes do projeto, estavam Lauro Volkart, Nadir Schueler e Frederico Bredemeyer.

Voltando ao ano da foto, 1987 foi bem agitado para a empresa: participaram da 22º edição da FENAC, em Novo Hamburgo, onde apresentaram lançamentos de novas linhas para o verão: Tênis Olympikus, Dijean, Funny, Steet Boicot e as novas linhas Tai-pan e Light. Para a decoração das vitrines contaram novamente com a estilista paulista Dudah.

Também foi um ano de premiações e a escolha dos funcionários destaque, como Rogério Weber, que foi escolhido como o destaque do ano, pela sua dedicação exemplar à empresa. Já Emílio Alberto Hartz, supervisor geral, foi escolhido como o operário-padrão. Dentre as premiações, a empresa ganhou o Troféu Destaque do ano pelo Jornal do Comércio, enquanto a DCS, agência de propaganda da Azaléia, recebeu o primeiro lugar na CLIO de Nova Iorque, Festival Mundial de Propaganda, concorrendo na categoria de moda e acessórios com o comercial “Olympikus Pé na Estrada”, que pode ser conferido abaixo.

Outro prêmio foi recebido no 18º Congresso Estadual Lojista, em Livramento, onde Plinio Ciegas, gerente de vendas, recebeu o prêmio “Mérito Lojista 1987 – CNDL – Confederação Nacional dos Lojistas”, como melhor fornecedor de calçados femininos. Em outro evento, a Francal 1987, em São Paulo, Nestor Herculano de Paula recebeu o troféu “Industrial do Ano”, a “Garra de Ouro”.

Assista ao comercial “Olympikus Pé na Estrada”:

Fontes:

SARLET, Erica. D. Os 40 anos de Calçados Azaléia S. A.: 1958-1998. Canoas –RS: La Salle Gráfica BAHIA. Governo do Estado da Bahia. Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Relatório de Atividades, 1998.

Créditos da foto: 

Acervo do Laboratório de Ensino de História e Acervo de História Regional da FACCAT – Acervo Azaléia

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Empório Cortinas e Persianas – https://www.instagram.com/persianasemporio/

Parobé – WhatsApp: (51) 99900-6325

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:  https://www.facebook.com/HistoriadeParobe 
Entre no nosso grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *