Artuino Arsand e Arcilda Talita Schäfer na Espanha em 1962 & origens de suas famílias – Parte 4

Chegamos na quarta parte do especial sobre o casal Artuino Arsand e Arcilda Talita Schäfer e no texto de hoje vamos abordar os bisavôs/bisavós de Arcilda, cujas origens remontam a cidades alemãs como Sankt Wendel, localizada no distrito de Sankt Wendel, estado do Sarre e Freinsheim,uma cidade do distrito de Bad Dürkheim, na associação municipal de Verbandsgemeinde Freinsheim, no estado da Renânia-Palatinado. Até o momento há mais informações disponíveis sobre os antepassados de Arcilda do que Artuino, como já vimos anteriormente.

Os bisavôs paternos de Arcilda Talita Schäfer:

Quando Konrad Schäffer veio ao mundo em 12 de agosto de 1812, na cidade de Pfalz, Bayern, Alemanha, seu pai, Heinrich Schäfer, tinha apenas 21 anos, enquanto sua mãe, Magdalena Bremm, contava com 24 anos de idade. Ele uniu-se em matrimônio com Marianne Philippine Schwingel em 8 de agosto de 1830, na cidade de São Leopoldo. O casal teve pelo menos seis filhos e três filhas. Faleceu em 9 de janeiro de 1885, em Igrejinha, com 72 anos de idade, onde está sepultado. Os Schäffer vieram para o Brasil em 1826, através da Galera Hamburguesa Creole, que partiu do porto de Bremen em 22/07/1826, chegando em São Leopoldo em 1827.Quando Marianne Philippine Schwingel nasceu, em 26 de julho de 1816, em Oberlinxweiler, Sankt Wendel, Saarland, Alemanha, seu pai, Johann Jakob Schwingel, tinha 38 anos e sua mãe, Anne Margaretha Tröss, tinha 31 anos. Ela faleceu em 25 de março de 1899, em Igrejinha, com 82 anos.

Os bisavôs maternos de Arcilda Talita Schäfer:

Quando Karl Friedrich Wilhelm Weide nasceu. em 22 de junho de 1803, em Benthe, Ronnenberg, Hannover, Niedersachsen, Alemanha, seu pai, Christian Weide, tinha 34 anos e sua mãe, Carolina Dotgen, tinha 34 anos. Ele casou-se com Maria Sophia Elisabetha Spindler em 20 de setembro de 1829, em São Leopoldo. Eles tiveram pelo menos 8 filhos e 10 filhas. Karl faleceu em 19 de janeiro de 1886, em Sapiranga, com 82 anos, e foi sepultado no Cemitério Evangélico de Picada Verão em Dois Irmãos.

É possível que Karl tenha emigrado da Alemanha para São Leopoldo em 1830, embora outras fontes citem o anos de 1825. A versão de 1825, mais plausível (até o momento), conta que Weide veio para o Brasil através do navio Georg Friederich, sob o comando do capitão Johann Peter Christian Rosilius. O navio partiu do porto de Altona, em Hamburgo, no dia 27 de junho de 1825, com chegada no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1824. Do Rio de Janeiro partiram a bordo da sumaca Delfina, e muitos dos colonos foram enviados para a colônia das Missões ao chegarem no porto de Porto Alegre. Neste translado entre o Rio de Janeiro até a chegada nos portos gaúchos houve inclusive um naufrágio na Lagoa dos Patos, onde morreram dois colonos.

Sua esposa, Maria Sophia Elisabetha Spindler nasceu, em 3 de setembro de 1802, em Niederhosenbach, Landkreis Birkenfeld, Rheinland-Pfalz, Alemanha, seu pai, Johannes Jacob Spindler, tinha 24 anos e sua mãe, Anna Maria Magdalena Hess, tinha 17 anos. Ela imigrou para São Leopoldo em 1829 com a família através do navio James Laing, que saiu do porto de Falmouth em 2 de janeiro de 1829, após ter permanecido na Inglaterra após o fatídico naufrágio do navio Helena Maria, mais conhecido como “Cäcilia”, que naufragou em 1827 na costa inglesa, mais precisamente no Canal da Mancha.  Maria faleceu em 21 de dezembro de 1887, em Sapiranga, com 85 anos, e foi sepultada no Cemitério Evangélico de Picada Verão em Dois Irmãos.

Artuino e Arcilda na Espanha em 1962

Na foto, o casal está de passagem pela Espanha, como parte de uma viagem realizada no ano de 1962, que também passou por países como Itália e França. Há registros do casal na Torre Eiffel e na Champs-Élysées, por exemplo. Embora na foto esteja indicando que se trata de Madri, capital da Espanha, é mais provável que a Casa del Greco que aparece na foto seja na verdade o Museu de El Greco, inaugurado em 1911 na cidade de Toledo. O complexo é composto por dois edifícios: uma casa do século XVI com um encantador pátio e uma extensão construída no início do século XX, que se fundem em um belo jardim. Dentro deste museu, uma rica coleção de obras de El Greco é exibida, especialmente as criadas durante a última fase desse gênio da pintura. O museu homenageia o pintor maneirista El Greco, que dedicou uma parte significativa de sua vida a Toledo, embora tenha nascido na ilha de Creta, na Grécia.

Créditos das fotos:

Acervo EMEF Artuino Arsand

Fontes:

Family Search:

https://www.familysearch.org/tree/person/LB75-41X

https://www.familysearch.org/tree/person/details/LQRN-KHK

FEY, Ademar Felipe. Imigração Alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830 – 6º Edição – Caxias do Sul, Ademar Felipe Fey, 2023.

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Empório Cortinas e Persianas – https://www.instagram.com/persianasemporio/

Parobé – WhatsApp: (51) 99900-6325

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:  https://www.facebook.com/HistoriadeParobe  
Entre no nosso grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *