Eraldo Feltes é entrevistado para o documentário “Estação Parobé”
Realizado através de edital da Lei Paulo Gustavo, o mini-documentário “Estação Parobé” será lançado em maio contando a história do prédio que hoje sedia o Museu Municipal de Parobé e que nestes quase 121 anos de sua existência criou muitas lembranças entre os moradores de Parobé e região. Para ilustrar melhor esta história, a AMUPA, através de seu presidente Maicon Luís Custódio Leite, historiador e graduando em História pela FACCAT, e do produtor Bruno Giordano Koch de Hollanda, estão realizando diversas entrevistas com antigos moradores de Parobé, que contarão suas memórias sobre o espaço e também sobre a própria história do municipio.
A entrevista inaugural do projeto foi conduzida com o Sr. Eraldo Luiz Feltes, nascido em 19 de maio de 1936, filho de Arlindo Feltes e Orfelina Júlia Pinto de Souza, tendo como irmãos Joni, Enio e Núbia. Prestes a completar 88 anos de idade, o entrevistado contou suas lembranças sobre o trem e sua experiência de vida, muito rica e que se conecta diretamente com a história da cidade. Eraldo ingressou cedo no mercado de trabalho, já na década de 1940, na Saft, Schmidt & Cia., posteriormente conhecida como Starsax, onde dedicou muitas décadas de sua vida profissional. Atualmente comanda o programa “Almoçando com Bandinhas”, veiculado na Rádio Mais Emoção”, onde alegra as manhãs de sábado com uma seleção especial com as tradicionais bandinhas.
O documentário “Estação Parobé” será disponibilizado gratuitamente no canal da Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé – AMUPA na plataforma de vídeo YouTube e na página do Facebook da associação e em cinco exibições em escolas de Parobé a serem definidas, acompanhadas dos produtores do documentário, que falarão sobre o processo de produção do vídeo e sobre a história do prédio da Estação Parobé, tirando dúvidas dos alunos e dos professores.
Após atingir mais de mil visitantes desde sua reabertura após reformas, em maio do ano passado, o Museu Municipal de Parobé está de portas abertas para a comunidade, expondo objetos que contam a história e relembram o cotidiano de seus moradores, com itens de várias épocas e temas diversos.
Horários de funcionamento do museu:
Segunda à quinta-feira: 8h às 12h e das 13h às 17h
Sexta-feira: 7h às 13h
Para agendar visitas escolares, entre em contato pelo e-mail:
museu@parobe.rs.gov.br.
AMUPA – Redes Sociais:
Facebook: www.facebook.com/associacaoamupa
Instagram: www.instagram.com/associacaoamupa
E-mail: associacaoamupa@gmail.com