Documentário “Estação Parobé” é lançado
Já está disponível no YouTube e nas redes sociais da AMUPA o mini-documentário “Estação Parobé”, que conta um pouco da história do prédio do Museu Municipal de Parobé, que neste ano de 2024 celebrará seu 121º aniversário de inauguração, realizada em 15 de agosto de 1903.
Assista ao documentário:
O município de Parobé, em sua configuração atual, surgiu a partir da instalação da rede ferroviária e foi ao redor da Estação Parobé que se deu o processo de urbanização que culminou com a emancipação do distrito em 1982. No ano passado o prédio completou seus 120 anos de existência e abrigou, e após o encerramento do trecho ferroviário Novo Hamburgo-Taquara, em 1964, um anexo da Escola Engenheiro Parobé, a agência da Caixa Econômica Federal, a Câmara de Vereadores de Parobé, a Biblioteca Pública Municipal e desde 2002, o Museu Municipal.
As marcas deixadas pela passagem do trem são perceptíveis através dos nomes e traçados das ruas, das escolas, das edificações históricas que resistem à destruição do patrimônio cultural, e especialmente através da Estação Parobé. Embora tenha sofrido descaracterizações, a Estação Parobé permanece um lugar de memória importante, sendo o marco zero do processo de urbanização.
Da necessidade de manter viva essa história nasceu a ideia de elaborar um projeto para registrar e divulgar as memórias relacionadas tanto da época da estação de trem e suas diversas ocupações, quanto ao período em que o trem circulava na região. O documentário, financiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, traz entrevistas com pessoas que, de alguma forma, frequentaram esse importante prédio histórico de Parobé.
Desta forma, buscando a valorização e a preservação das memórias locais referentes a Estação Parobé e à rede ferroviária, é que o documentário foi pensado. As memórias, histórias, vivências de pessoas idosas da comunidade passam a ser entendidas como importantes fontes de pesquisa, de conhecimento, que ao serem gravadas e transformadas em um documentário de média-metragem tornam-se importantes documentos históricos.
O documentário é uma produção conjunta entre a AMUPA, através de seu presidente, Maicon Leite, historiador e graduando em História pela FACCAT, com a parte técnica sendo assinada pelo produtor Bruno Hollanda, da Takeion.
Produção Executiva:
AMUPA
Takeion
Produção:
Bruno Hollanda
Maicon Leite
Direção:
Bruno Hollanda
Maicon Leite
Direção de Fotografia:
Bruno Hollanda
Edição e Mixagem:
Bruno Hollanda
Apoio:
Museu Municipal de Parobé
Revisão Histórica:
Maicon Leite
AMUPA
Relação de Entrevistados:
Eraldo Luiz Feltes
Elutério Müller Huff
Elcita Dienstmann Koch
Lígia Mosmann
João Virgílio Pereira Dias
Remi Luciano Brocker
Dailor Eloy Schweitzer
Leila Aila Gil
Aparições extras:
Maicon Leite
Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
AMUPA – Redes Sociais:
Facebook: www.facebook.com/associacaoamupa
Instagram: www.instagram.com/associacaoamupa
E-mail: associacaoamupa@gmail.com