Museu Municipal de Parobé sofre inundação em 2009

Prestes a completar 121 anos de sua inauguração, o prédio da Estação Parobé serviu a muitos propósitos, e o principal deles, de 15 de agosto de 1903 a 1964, foi conduzir milhares de pessoas a seus destinos, através da linha férrea. Desde 2002, porém, o prédio abriga o Museu Municipal de Parobé, que no próximo ano completará 22 anos de atividades. Neste período foram realizadas reformas para sua melhoria, principalmente no que se refere ao seu piso. Por se tratar de uma área mais baixa que o terreno da Praça 1º de Maio, que foi aterrado para sua construção entre as décadas de 1970/1980, acaba sofrendo com a umidade e a água das chuvas.

E foi justamente num período de chuvas que o prédio acabou sendo alagado. Nesta foto datada de 10 de setembro de 2009, nota-se a água empoçada em volta da construção, provocando estragos em sua estrutura. Em matéria publicada na Revista Atafona, em novembro de 2009, alertava-se a necessidade de uma reforma.

No texto, lê-se 0 seguinte: “O Museu Municipal de Parobé necessita de uma reforma urgente. Com as constantes inundações ocorridas neste ano no local, parte do assoalho já está deformado”. Em 2014 foi realizada uma reforma, organizada por Leila Gil com parceria firmada com o Rotary Club de Parobé, que na época tinha como presidente Walter Boeira. Sendo assim, foi organizado um Jantar Cultural, onde foram levantados fundos para a reforma do espaço.

Entre 2022 e 2023 foi realizada outra reforma interna, com o apoio da AMUPA – Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé em parceria com a Prefeitura Municipal de Parobé, com a troca de todo o piso de madeira, reboco e pintura, dentre outras melhorias.

Para saber mais detalhes sobre a história do prédio da Estação Parobé, assista ao documentário “Estação Parobé”, uma produção conjunta entre a AMUPA, através de seu presidente, Maicon Leite, com a parte técnica sendo assinada pelo produtor Bruno Hollanda, da Takeion.

Assista ao documentário:

Fontes:
Revista Atafona nº 32, de novembro de 2009

Créditos da foto:
Foto retirada da Revista Atafona nº 32, de novembro de 2009

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por Maicon Leite, presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/
Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768
Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/
Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/
Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/
Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial
RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *