Time de bolão da Starsax, octacampeão em 1985, abrindo caminho com garra!

Enquanto o time de bolão da Starsax conquistava seu oitavo título nas Olimpíadas do SESI em 1985, consolidando sua hegemonia na competição, o mundo vivia um período de transformações marcantes. No Brasil, o ano foi histórico com o fim do regime militar e a eleição indireta de Tancredo Neves para a presidência, simbolizando a redemocratização do país, ainda que sua morte prematura tenha levado José Sarney ao cargo. A Nova República começava a dar seus primeiros passos em meio a uma grave crise econômica e alta inflação. No cenário internacional, Mikhail Gorbachev assumia o comando da União Soviética, dando início a reformas que levariam ao fim da Guerra Fria. Nos Estados Unidos, Ronald Reagan estava em seu segundo mandato, enquanto na África do Sul, o apartheid enfrentava crescente resistência, culminando em sanções internacionais contra o regime.

A economia brasileira passava por um momento conturbado, com índices alarmantes de inflação e tentativas frustradas de estabilização. O Plano Cruzado, que seria lançado no ano seguinte, buscaria controlar os preços e frear a crise, mas acabaria resultando em novas dificuldades. No Rio Grande do Sul, o setor calçadista se destacava como um dos motores da economia, com cidades como Novo Hamburgo, Sapiranga e nossa querida Parobé experimentando um crescimento expressivo.

As fábricas de calçados consolidavam a região como um dos principais polos da indústria do couro no Brasil, gerando empregos e impulsionando a economia local, apesar dos desafios impostos pela instabilidade do país. Assim como a Starsax, empresas como a Bibi e Azaléia e diversas outras fábricas seguiam trabalhando incansavelmente. Aliás, naquele mesmo ano de 1985 era fundada a Bottero, por Paulo Victor Kauer, Regis Lauck, Gerson Lauck e Jainy Santos.

No esporte, a década de 1980 foi marcada pelo domínio de grandes ídolos e momentos inesquecíveis. O Brasil conquistava seu espaço no automobilismo com Ayrton Senna e Nelson Piquet, que viriam a se tornar lendas da Fórmula 1. No futebol, o Flamengo ainda colhia os frutos da geração de Zico, enquanto o São Paulo e o Corinthians se fortaleciam como potências do esporte nacional. No cenário global, Diego Maradona se preparava para protagonizar a Copa do Mundo de 1986, onde faria história com o famoso “Gol do Século” e a polêmica “Mão de Deus”. O basquete via a ascensão de Michael Jordan na NBA, prestes a redefinir o esporte na década seguinte.

A música também vivia um período efervescente, com o Rock em alta e grandes festivais marcando a história. Em janeiro de 1985, o Brasil sediou a primeira edição do Rock in Rio, que reuniu artistas como Queen, AC/DC, Iron Maiden, Scorpions e uma legião de fãs extasiados pela grandiosidade do evento. O festival foi um marco na cultura nacional, consolidando o país no circuito dos grandes shows internacionais. No cenário mundial, o Live Aid mobilizou milhões contra a fome na África, com apresentações lendárias de bandas como U2, The Who e Queen. O pop reinava absoluto com Michael Jackson e Madonna no auge de suas carreiras, enquanto o Heavy Metal ganhava ainda mais força com Iron Maiden, Metallica, Slayer e Megadeth lançando discos que moldariam o gênero.

Na nossa região, as tradicionais bandinhas animavam os bailes e festas, como Os Atuais, que em 1985 lançaram o LP “Quero Bis”. Naquele ano, era fundada a Banda San Marino, no dia 14 de outubro, e aqui em Parobé tínhamos o Musical Veneza, que em 1986 lançaria seu quarto álbum, que pode ser ouvido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1OK-R-_EFDE.

A Calçados Starsax Ltda. foi fundada em 14 de fevereiro de 1944 por Arno Theno Schmidt, Arno Saft, Armindo H. S. Schmidt e Arcide Saft, sob a denominação social “Saft, Schmidt & Cia. Ltda”. Na época da foto, ainda integrava a organização a co-irmã, Calçados Isabela Ltda., com sede no município de Santo Antônio da Patrulha, dedicada à fabricação de calçados femininos.

Em 1984, a empresa comemorava seus 40 anos de atividades e celebrava também sua presença em todo o território nacional e em dezenas de países como os Estados Unidos, Israel, Inglaterra, Singapura e outros. A Starsax, ao lado do segmento jeans, era símbolo de qualidade no Brasil e no exterior e naquele período marcante da década de 1980 era dirigida por Gilberto Schmidt, diretor administrativo-financeiro; Dirceu Schmidt, diretor industrial; Júlio Matos Vieira, diretor de vendas e Gerson Schmidt, diretor de Calçados Isabela Ltda.

Na foto, lê-se na bandeira da Starsax atrás dos esportistas: “Abrindo caminho com garra”. Na foto estão, da esquerda para a direita, atrás: Sérgio Policarpo, Irineu Haag, João Wagner, Vilmar Dapper e Nilvo Weber. Na frente, estão Paulo Broker, Paulo Wagner, Arno Schmidt, Sergio “Piriquito”, Ernani Broker e Darci Hoffmeister..

De acordo com Sérgio Bonemberger, vários deste grupo foram decacampeões: “ganhamos todos os campeonatos das olimpíadas do SESI e disputamos vários estaduais de empresas pelo SESI. Pensa num time bom, só feras no bolão de empresas”.

Assim, enquanto a Starsax brilhava nas Olimpíadas do SESI, o mundo respirava mudanças, emoções e novas possibilidades, tanto nos esportes quanto na música e na economia, pavimentando o caminho para transformações que ressoam até hoje.

Créditos da foto:

Foto do Acervo de Renaty Bischoff/Elisabeth Haag

Colaboração:

Sérgio Bonemberger

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por @maiconlcleite, graduando em Bacharelado em História. Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Fabiano Lima Arquitetura – https://www.instagram.com/fabianolima.arq

Rua João Alfredo Feltes, 65, Parobé – WhatsApp: (51) 99702-1565

Edinho Chaves Tattoo – https://www.instagram.com/edinhochaves_tattoo

Av. Artuino Arsand, 120 – Galeria Monalisa – Parobé – (51) 99578-8080

Padaria Aurora – https://www.instagram.com/padaria_aurora_parobe/

Av. das Nações, 667 – Guarujá, Parobé – (51) 98624-1064

Carine de Carvalho – Corretora de Imóveis – https://www.instagram.com/caca_corretora_de_imoveis_

https://www.instagram.com/carine_decarvalho

Telefone: (51) 99593-8881 – Creci: 81144

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/HistoriadeParobe
Entre no nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *