Rua João Corrêa na década de 1990 com destaque para a Igreja Luterana, Hospital São Francisco de Assis e Engenheiro Parobé

Nesta foto da Rua João Corrêa clicada na década de 1990, podemos visualizar diversos locais de destaque, como por exemplo, o sótão da antiga casa e consultório do dentista prático Walter Ritter, cuja construção datada da década de 1920. Ou seja, o prédio já chegou aos seus 100 anos. Logo em seguida, o pavilhão e o templo da Igreja Luterana (IECLB), cuja torre foi erguida em 1930 e seus sinos instalados no mesmo ano. A primeira construção da igreja remonta ao ano de 1914, e décadas depois, em 1963, é inaugurado o novo prédio, mantendo a torre de 1930. Já seu pavilhão foi construído por volta do início da década de 1980, substituindo a antiga casa paroquial e sede da OASE.

Seguindo rua acima, o telhado em frente à escola Engenheiro Parobé era pertencente à casa de Arno Schmidt, um dos fundadores da Calçados Starsax. Já a escola, fundada em 1939, na própria João Corrêa, porém localizada mais abaixo, em frente à casa de Walter Ritter, ganhou este novo espaço em 1953, vindo a receber novas salas ao longo dos anos. Reparem no orelhão laranja que ficava localizado próximo à escadaria da escola. No terreno baldio em frente ao colégio ficava localizado o antigo prédio da Saft, Schmidt & Cia. Ltda (Starsax) em seus primórdios, até o momento em que pegou fogo em meados da década de 1950.

Seguindo a ordem temos o Hospital São Francisco de Assis, cuja construção começou a ser iniciada em dezembro de 1985 e mais adiante ganhou um espaço ainda maior. No morro, à esquerda, na Rua Theno José Berlitz, está o prédio do antigo Lar Dona Olga Lauck,ainda estava em obras na época da foto. Hoje o local sedia o Residencial São Francisco de Assis, que segue como residencial sênior.

Créditos da foto:

Acervo do Museu Municipal de Parobé – Digitalizada/editada por Maicon Leite

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:

https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *