Início do projeto de construção do parque esportivo e de lazer da Azaléia no bairro Guarujá na década de 1980
Em foto tirada no início da década de 1980 podemos visualizar o início do projeto de construção do parque esportivo e de lazer da Calçados Azaléia, onde estão identificados os espaços a serem construídos. Ao lado esquerdo, um espaço para restaurante e vestiário, ao centro campos de futebol “7” e campo de futebol com pista atlética, e ao lado direito, área de camping com churrasqueiras e campo de futebol suplementar. Na foto também é possível observar a Avenida das Nações e detalhes das construções da época, com pouquíssimas casas no entorno e muitas árvores nos potreiros. Hoje o local que sedia o “Campo da Azaléia” faz parte do Bairro Mariana.
No livro “Os 40 anos de Calçados Azaléia”, conta-se um pouco deste processo, iniciado em 1984, destacando também novos rumos com a Associação Azaléia: “Em 1984, a Associação Azaléia elege nova diretoria e ganha vida própria. Deste ano em diante, passa a funcionar com administração dos próprios associados. A direção da empresa deu apoio financeiro para um Ginásio de Esportes, um parque desportivo na Vila Guarujá e para a aquisição de uma Kombi, fardamentos e artigos desportivos, bem como para os serviços de um coordenador sócio esportivo. No mesmo ano, junto ao Parque Desportivo, inicia a construção do Clube dos Gerentes”.
Sabe-se então que a partir de 1984 é iniciado o processo de criação do parque, que além de espaço para esportes e lazer, também sediava diversas festas da empresa, como a concorrida festa de Natal dos funcionários. No livro, mais detalhes sobre o projeto: “O Parque Esportivo da Azaléia é o Centro de Lazer à disposição dos funcionários da empresa, agora mais complexo ainda, com instalações de bar, churrasqueiras e mesas – ginásio de esportes, pista de atletismo, cancha de futebol, parque esportivo e o Clube dos Gerentes”.
Fontes:
SARLET, Erica Dorotéa. Os 40 anos de Calçados Azaléia S. A.: 1958-1998. Canoas, RS: La Salle, 1999.
Créditos das fotos:
Acervo do Museu Municipal de Parobé – Digitalizada/editada por Maicon Leite e Google Maps
Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.
Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.
Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com
A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.
Parceiros:
MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/
Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768
Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro
Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/
Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416
Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/
Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495
Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/
Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343
Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial
RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500
Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe
Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe