Irton Feller em 1989, com o vice Ivo Apollo do Amaral e o Sec. de Obras do Estado Assis Roberto Anhaia de Souza

Após a definição das eleições de 1988, onde a chapa formada por Irton Bertholdo Feller e Ivo Apollo do Amaral saiu vencedora, a partir do dia 1º de janeiro de 1989 a cidade de Parobé iniciava sua segunda legislatura, após o mandato de José Alexandre Haack. Na foto, tirada por volta de março/abril de 1989, está o vice Ivo Apollo, seguido de Assis Roberto Anhaia de Souza, então Secretário de Obras do Governo do Rio Grande do Sul e Feller.

A foto retrata um momento importante para o município, especialmente no que diz respeito a melhorias em sua infraestrutura. Conforme relata Feller, “nós tínhamos muitos problemas de infraestrutura, por exemplo, não havia água tratada, a população tinha explodido demograficamente, o município tinha mais de dez máquinas perfuratrizes e ainda contratava particulares para perfurar poços artesianos. Por isso conseguimos que o Governo do Estado fosse instalado em Parobé por um dia, para verificar a nossa situação in loco. Este cidadão que aparece entre mim e o meu vice Ivo Apollo do Amaral era o então Secretário de Obras do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Assis Roberto Anhaia De Souza. A partir desta data começou a implantação de água tratada e canalizada em Parobé, através da CORSAN”.

De acordo com Feller, a partir desse momento foi autorizada a instalação do encanamento para Parobé, com rede adutora — que é a rede principal, a mais grossa —, e, em consequência disso, os ramais, que são as redes mais finas que vão para as casas. No entanto, a rede não tinha abastecimento, dependia de poços, que já haviam sido cavados. Inicialmente, a estação de tratamento de água estava em Taquara. Lá existia uma estação antiga que tinha sido desativada, mas foi reativada, e eles combinaram a nova estação, que era recente à época, com a antiga. Assim, o tratamento de água foi feito a partir dessas estações em Taquara, e a água começou a ser enviada para Parobé, ainda de forma precária.

Com o tempo, foram construídos alguns reservatórios. Um deles está acima do Loteamento Mosmann, inaugurado por volta de 1996 ou 1997, talvez até antes. Outro reservatório foi instalado no morro da escola Engenheiro Parobé, próximo ao hospital, e há ainda um na COHAB. Esses reservatórios formaram um anel para garantir que as áreas mais altas também recebessem água. No entanto, a água não chegava até a Alvorada, pois a pressão não era suficiente, e foi necessário instalar uma bomba.

Para finalizar, Feller conta ainda que por volta de 1989 ou 1990, essas ações estavam em andamento: “Posteriormente, no governo Brito, entre 1997 e 1998, quando eu era prefeito novamente, foi inaugurada a nova estação de tratamento de Parobé, localizada na Estrada Velha, rumo à Igrejinha. Essa estação capta água do rio Paranhana. Antes, a água era captada do rio dos Sinos, em Taquara, mas hoje, a água de Parobé vem do rio Paranhana, com captação localizada no bairro Emancipação, à direita de quem acessa o reservatório da Corsan. Essa estação também foi construída durante o meu mandato como prefeito, junto com o Mazinho, e o governador Antônio Brito nos autorizou a implantação dessa estação exclusiva para Parobé”.

Créditos da foto:
Acervo do Museu Municipal de Parobé – Digitalizada/editada por Maicon Leite

Agradecimentos:
Irton Bertholdo Feller

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por @maiconlcleite, presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Fabiano Lima Arquitetura – https://www.instagram.com/fabianolima.arq

Rua João Alfredo Feltes, 65, Parobé – WhatsApp: (51) 51 99702-1565

Edinho Chaves Tattoo – https://www.instagram.com/edinhochaves_tattoo

Av. Artuino Arsand, 120 – Galeria Monalisa – Parobé – (51) 51 9578-8080

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *