População reunida em torno da Estação Parobé e da casa comercial de Arno Brenner

Um dos locais mais importantes para a história do município, o entorno da antiga Estação Parobé sempre foi o coração da cidade. Nesta foto datada de 1958, pessoas estão reunidas ao lado do depósito da estação férrea, localizada à esquerda e consequentemente em frente à estação, possivelmente aguardando alguma “Maria Fumaça” ou carro motor. Embora não seja possível identificar as pessoas, pelo menos uma das mulheres pode ser da família Becker.

Ao fundo, o prédio que na época sediava a casa comercial de Arno Brenner, que anteriormente pertencia à Albino Schäfer e cuja inauguração remonta ao dia 14 de abril de 1917. Foi, assim como outras construções, uma testemunha ocular do desenvolvimento do povoado no início do século passado.

A localização estratégica de seu estabelecimento, quase em frente ao armazém de cargas da VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul), o deixou bem posicionado, e dali construiu uma boa freguesia, quando a então vila de Parobé contava com cerca de 200 a 300 habitantes. Tendo em vista essa facilidade em movimentar seu comércio através do trem, principalmente da compra e venda da farinha de mandioca, proveniente das inúmeras atafonas espalhadas pela região, acabou criando nome e se tornou referência.

Entretanto, décadas mais tarde, em 1940, seu filho Alvício Schäfer mudava-se para Taquara, e coube aos genros de Albino, Artuino Arsand e Theóphilo Sauer, darem seguimento ao estabelecimento, também conhecido como “secos e molhados”. Consta que naquela década, 1940, os negócios iam mal para o setor agrícola, o que afetava as atividades que dependiam quase exclusivamente desse ramo, como as ferrarias, atafonas e comércios.

O próximo a assumir o ponto foi Arno Brenner, adquirindo o imóvel de Artuino Arsand e Theóphilo Sauer, instalando assim sua casa comercial, que vendia ferragens, louças, tecidos e diversos utensílios que vinham de outras cidades e que eram difíceis de adquirir. Meu avô, Alfredo Henrique Haag, chegou a trabalhar neste comércio de Arno Brenner.

Depois de sediar o supermercado S.N. Muller entre as décadas de 1980/1990, o prédio passou a sediar a Intuição Modas e hoje é uma das construções mais antigas de Parobé, somando assim 107 anos de história.

Créditos da foto:

Acervo de Neiton Luis Becker – Foto digitalizada e editada por Maicon Leite

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por @maiconlcleite. Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Fabiano Lima Arquitetura – https://www.instagram.com/fabianolima.arq

Rua João Alfredo Feltes, 65, Parobé – WhatsApp: (51) 51 99702-1565

Edinho Chaves Tattoo – https://www.instagram.com/edinhochaves_tattoo

Av. Artuino Arsand, 120 – Galeria Monalisa – Parobé – (51) 51 9578-8080

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *