Pastor Frederico Emílio Schultz e confirmandos em 1925

Em foto tirada em 1925 no antigo templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Parobé, está o pastor Frederico Emílio Schultz (Friedrich Emil Schultz) com uma turma de confirmandos daquele ano. Localizada na Rua João Corrêa, a primeira versão da igreja da atual Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther em Parobé foi inaugurada em 1917, e somente em 1930 viria a ter sua torre erguida. Os três sinos da igreja foram inaugurados em 5 de outubro de 1930, época em que Theóphilo Sauer, então genro do comerciante Albin Schäffer, era o presidente da comunidade.

É importante lembrar que na época Parobé pertencia à Taquara e os cultos eram realizados por pastores de Taquara. A partir de 1973 passou de comunidade para Paroquia Evangélica de Parobé. Suas comunidades era: Parobé, Passo dos Ferreiros, Rodeio Bonito e Fazenda Fialho. O pastor Lohman foi o primeiro pastor da nova paróquia. Antes disto fazia parte da Paróquia de Taquara. Atendeu a paróquia de 1973 a 1979.

A história da Comunidade Evangélica em Taquara – IECLB: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – se funde com o início da colonização de Taquara. Os primeiros evangélicos chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824, em São Leopoldo e arredores. Em 1846, quando Tristão José Monteiro fundou a Colônia do Mundo Novo, dividiu esse enorme feudo em lotes de 48 hectares. Foi grande a procura por terras por parte de imigrantes alemães do Hunsrück (Alemanha) e por descendentes de imigrantes oriundos das colônias de Dois Irmãos e Hamburgo Velho. Formaram-se três novos povoados: Taquara do Mundo Novo (Taquara), Judengasse (Igrejinha) e Lappland (Três Coroas).

A história da Igreja Luterana em Taquara é bem interessante, mas vamos resumir um pouco os fatos. O antecessor do pastor Schultz foi Johann Emil Ernst Schlieper, que assumiu a paróquia em 1900 e assim permaneceu por 19 anos. Neste período, por iniciativa de sua esposa, Helene, foi fundada a “Frauenhilfe”, hoje: OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, em outubro de 1915. O pastor Schlieper faleceu em 1919, vitimado pela gripe espanhola. Já doente, tinha ido fazer um sepultamento, abaixo de muita chuva, o que lhe agravou a doença. Encontra-se sepultado em Taquara.

Seu sucessor, Frederico Emílio Schultz, atuou na comunidade entre 1920 a 1928. Em 1921, iniciam-se as atividades da Escola Dominical (hoje conhecido como Culto Infantil ou Cultinho Infantil). Contava com a participação em torno de 80 a 100 crianças. Em 1924, por ocasião dos festejos do cinquentenário da Igreja da Paz, de Taquara, foi publicado um livro em alemão gótico relatando o crescimento da comunidade, bem como sua influência na sociedade taquarense. Em 1929, veio da Alemanha o pastor Hermann Schäfke. Atuou na comunidade até 1956, e residiu em Taquara até sua morte, em 1962. Sua esposa, Dorothea Schäfke, foi a fundadora de uma escola de Jardim de Infância em 1931, que posteriormente se chamaria Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke.

Créditos da foto:

Acervo do Museu Municipal de Parobé – digitalizada e editada por Maicon Leite

Fontes:

História da Comunidade em Taquara-RS: IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. História da Comunidade em Taquara-RS. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/historia-da-comunidade-em-taquara-rs. Acesso em: 15 mar. 2025.

Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE): IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/ordem-auxiliadora-de-senhoras-evangelicas-oase-8. Acesso em: 15 mar. 2025.

Galeria de Pastores – Taquara-RS: IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Galeria de Pastores – Taquara-RS. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/taquara-rs/galeria-de-pastores-1. Acesso em: 15 mar. 2025.

FAMILYSEARCH. Pedro Pioly dos Santos. Disponível em: https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GKLN-QV6. Acesso em: 12 mar. 2025.

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por @maiconlcleite. Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Fabiano Lima Arquitetura – https://www.instagram.com/fabianolima.arq

Rua João Alfredo Feltes, 65, Parobé – WhatsApp: (51) 99702-1565

Edinho Chaves Tattoo – https://www.instagram.com/edinhochaves_tattoo

Av. Artuino Arsand, 120 – Galeria Monalisa – Parobé – (51) 99578-8080

Padaria Aurora – https://www.instagram.com/padaria_aurora_parobe/

Av. das Nações, 667 – Guarujá, Parobé – (51) 98624-1064

Carine de Carvalho – Corretora de Imóveis – https://www.instagram.com/caca_corretora_de_imoveis_ / https://www.instagram.com/carine_decarvalho/

Telefone: (51) 99593-8881 – Creci: 81144

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *