Grupo Escolar Engenheiro Parobé na Estação Férrea em 1966

Na foto de hoje, doada pela professora Lucia Helena Serini para o Museu Histórico de Parobé, está o prédio da antiga Estação Parobé em 1966,já servindo como sala de aula para o Grupo Escolar Engenheiro Parobé. Em 1964, com a desativação do trecho da linha férrea Novo Hamburgo – Taquara inaugurado em 15 de agosto de 1903 e que posteriormente estendeu seus trilhos para Canela, o prédio da estação foi utilizado como “anexo” do Engenheiro Parobé, que recebia alunos do jardim de infância e anos iniciais. Segundo Elutério Muller Huff, que em 1966 estudava no primeiro ano primário, relembra que “as locomotivas Maria Fumaça ainda trafegavam, pois vinham recolhendo os trilhos desde Canela”.

Uma das professoras que lecionou no prédio foi Lucia Helena Serini, além de Lígia Mosmann, Berenice, Zélia Herrmann, Marisa Elaine Mattes, Nila Dienstmann, Zélia Dienstmann e a professora Sonja. Quem lembrar de mais professoras, comente!

Interessante notar alguns detalhes da foto, tirada da calçada do lado oposto da Rua Dr. Legendre, com seu chão ainda de saibro. Havia uma pracinha (cercada) com balanços para os alunos, onde hoje aproximadamente se localiza o ponto de táxi. Na época, a Rua João Corrêa cortava a atual praça, que na época ainda era um grande térreo baldio. A Praça 1º de Maio só começou a ser construída na década de 1970, vindo a receber suas árvores e contornos atuais e a ser aterrada devido ao grande banhado que cercava o prédio da estação e arredores. Hoje nota-se o quanto foi utilizado de aterro, já que o prédio se encontra num “buraco” em relação ao terreno da praça, o que facilitou a propagação da umidade e os alagamentos constantes até meados da década passada, hoje já solucionados.

Créditos da foto: 

Foto doada por Lucia Helena Serini para o acervo do Museu Histórico de Parobé – digitalizada/editada/colorizada por Maicon Leite

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Empório Cortinas e Persianas – https://www.instagram.com/persianasemporio/

Parobé – WhatsApp: (51) 99900-6325

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:  https://www.facebook.com/HistoriadeParobe  
Entre no nosso grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Foto editada/colorizada
Foto original

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *