Rotil Gomes e Zoroastro Medeiros na Estação Parobé há exatos 85 anos
Nesta foto clicada há exatos 85 anos, em 18/02/1939, estão o agente substituto Rotil Gomes (esquerda) e o telegrafista Zoroastro Medeiros em frente à Estação Parobé. A Estação Parobé esteve em funcionamento de 1903 até 1964, quando o trecho da linha férrea Novo Hamburgo-Taquara foi extinto. Há outras fotos, possivelmente tiradas no mesmo dia, que mostram a estação e seu entorno, sendo possível observar como estava a conservação do local após quase 40 anos de uso. Até o momento não foi possível levantar mais informações sobre Rotil e Zoroastro, mas as pesquisas seguem.
Ainda que fosse uma estação pequena e com pouco fluxo, a Estação Parobé dependia de seus funcionários para que tudo seguisse de forma tranquila e organizada. O papel do agente substituto Rotil Gomes era de preencher temporariamente o lugar de funcionários regulares que estavam ausentes devido a férias, licenças médicas, folgas ou outras razões. Um agente substituto deveria estar à postos para assumir as responsabilidades desses funcionários ausentes e manter as operações da estação funcionando de forma suave e eficiente.
Cabia ao telegrafista Zoroastro Medeiros operar o equipamento de telegrafia para enviar e receber mensagens. Essa comunicação era crucial para coordenar o movimento de trens, transmitir ordens de tráfego, relatar problemas na linha e manter a comunicação entre diferentes partes da rede ferroviária. Além de enviar mensagens, o telegrafista também registrava todas as comunicações, mantendo um registro das mensagens recebidas e enviadas. Isso ajudava na coordenação dos horários dos trens, garantindo que os horários de partida e chegada fossem mantidos conforme o planejado. Em emergências ou problemas na linha, o telegrafista desempenhava um papel crucial ao enviar mensagens urgentes para alertar outros funcionários sobre a situação. Isso ajudava a garantir a segurança dos trens, dos passageiros e da infraestrutura ferroviária como um todo.
A construção do trecho entre Novo Hamburgo a Taquara surgiu do apelo da população, que por motivos principalmente econômicos pediam o prolongamento da estrada de ferro. Com isso, o Governo do Estado abriu uma concorrência para a construção deste trecho. Foi apresentada somente uma proposta, que após ser examinada e estudada, foi aprovada e publicada em decreto no dia 18 de dezembro de 1899, ainda na presidência de Júlio de Castilhos, que concedia a João Corrêa & Irmão e Augusto Carlos Legendre o direito à construção e uso e gozo de um Tramway a vapor entre Novo Hamburgo e a Vila de Taquara do Mundo Novo.
A Estação Parobé integra a primeira parte deste ramal que faria a ligação Novo Hamburgo – Taquara – Canela, inaugurada em 15 de agosto de 1903 (até Taquara). O ramal inicial incluía ainda as estações Hamburgo Velho, Campo Bom, Quatro Colônias, Sapiranga, Amaral Ribeiro, Araricá e Campo Vicente. Posteriormente, em 1922, o trecho chegou até Canela e Gramado, graças à obstinação de João Corrêa e o trabalho árduo de seus funcionários.
Créditos da foto:
Acervo do Museu Municipal de Parobé – Digitalizada/editada por Maicon Leite
Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.
Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.
Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com
A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.
Parceiros:
MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/
Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768
Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro
Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/
Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416
Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/
Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495
Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/
Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343
Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial
RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500
Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe
Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe