Revista Diário da Ferrovia – Falecimento do Coronel Julio Petersen

Departamento de notícias do Trilhando a História de Parobé, Taquara e região

Jornal A Federação, terça-feira, 28 de junho de 1910

Foi noticiado no jornal A Federação do dia 28 de junho de 1910, o falecimento do Coronel Julio Petersen, ou, Phil Julius Bruno Petersen, nascido em 19 de maio de 1859 e falecido em 15 de junho de 1910. Era filho de Georg Wilhelm Petersen (1831–1915) e Anna Maria Muller (1833–1911). Faleceu novo, com 51 anos de idade. Se casou com Albertine Bohrer (31 de julho de 1864 – 23 de novembro de 1942) em 25 de dezembro de 1880, com quem teve 11 filhos. Franz Wilhelm Heinrich Petersen (1786–1867), seu avô, emigrou para o Brasil em 1824, tendo se casado com Philippine Paul Casper (1808–1850) em 8 de julho de 1827.

No trecho inicial da matéria, lê-se o seguinte, com informações fornecidas pelo jornal local “Mundo Novo”: “Abrimos espaço a notícia dada pelo nosso collega Mundo Novo, da Taquara, sobre as últimas homenagens prestadas ao prestigioso republicano coronel Julio Petersen: “O falecimento do coronel Julio Petersen deu-se às 11 horas da noite, do dia 15 de junho. Logo que circulou na cidade a fatal notícia, isto é, de que estava agonisando, em consequencia de uma brusca e inesperada syncopecardiaca, o respeitável cidadão, abnegado político e austero chefe de família começou a affluir à sua residência respeitosa romaria de cidadãos, desde os os mais conspicuos da elite taquarense, amigos e co-religionarios do estimado extincto, até os mais humildes do povo: assim é que já aquella hora tardia da noite estava repleta de pessoas amigas, precisamente na occasião em que a honrada família transida de dor dava triste expansâo à mágoa que à avassalava, carpindo com ingentes lagrimas o trespasse de seu idolatrado chefe”.”.

Em outro parágrafo, o jornal continua o relato: “A morte do prestimoso coronel Julio Petersen foi tão rápida que, o illustre facultativo dr. Rodolpho Czermack, apezar de comparecer imediatamente a chamado da família, só poude constatar o óbito. Finou-se o distincto cidadão aos 51 annos e 1 mez, completados no dia do seu sepultamento”. O texto, detalhado e extenso, ainda fala sobre sua esposa, filhos e casa comercial, destacando seu compromisso com Taquara do Mundo Novo: “O coronel Petersen sempre foi activo militante no serviço publico, tendo servido como vereador e presidente da Camara desta terra, no passado regimen, desde que teve a categoria de município. No regimen republicano, tambem teve parte saliente nos públicos negócios, exercendo com honradez e criterio na qualidade de vice-intendente, o cargo de intendente, no período de 22 de dezembro de 1894 a 19 de fevereiro de 1896, data em que foi empossado o novo intendente tenente Querino Nunes Pereira”.

Em outro momento serão abordados mais detalhes sobre a vida e morte do Coronel Petersen, suas aspirações políticas, família, origens e muito mais.

Ligações familiares:

Albertine Bohrer era prima em segundo grau do meu trisavô, Johann Konrad Hartz (16 de outubro de 1849 – 18 de julho de 1923), casado com Maria Pauline Haag (11 de janeiro de 1861 – 10 de setembro de 1938).

Fontes:

Jornal A Federação, terça-feira, 28 de junho de 1910, disponível na Coleção Digital de Jornais e Revistas da Biblioteca Nacional: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx.

Family Search:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/KH72-L48

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/revistadiariodaferrovia/

Curta nossa página no Facebook:
www.facebook.com/diariodaferrovia

Entre no nosso grupo no Facebook:
www.facebook.com/groups/diariodaferrovia

E-mail:
diariodaferrovia@gmail.com

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *