Excursão presidencial de Borges de Medeiros passa pela região em 1904

Departamento de notícias da Revista Diário da Ferrovia

Jornal A Federação, terça-feira, 08 de novembro de 1904

Foi noticiado no jornal A Federação do dia 08 de novembro de 1904, ou seja, há 120 anos atrás, que o presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, realizava uma excursão pela nossa região, passando pela Estação Parobé. João José Pereira Parobé, Sec. de Obras Públicas do Estado, também realizou viagens pela região com o objetivo de construir estradas. Vale lembrar que naquele período “presidente” seria o nome que governador.

Na matéria, lê-se o seguinte: “Seguiu hoje, às 11 da manhã, em trem expresso da estrada de ferro da Taquara, o exm. sr. Presidente do Estado. Conforme temos noticiado, o governo do dr. Borges de Medeiros não tem cessado de promover o desenvolvimento da viação, acelerando, no maximo de suas forças o desdobramento do nosso progresso. Por motivo dessa preocupação com a construção de estradas, seguiu a construcção de estradas, seguiu ha poucos dias para a Taquara e outros pontos dessa região colonial o dr. Parobé, secretario de Obras Publicas. O Presidente do Estado foi hoje, em viagem de inspecção pessoal, até a estação Parobé, donde seguirá em excursão à linha Bonita, à estrada de Canella e outros logares, devendo regressar amanhã, à noite, ou depois d’amanhã”.

Quem foi Borges de Medeiros?

Antônio Augusto Borges de Medeiros foi um político brasileiro que exerceu grande influência no cenário político do Rio Grande do Sul durante o final do século XIX e início do século XX. Borges de Medeiros foi um líder do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) e serviu como presidente do estado do Rio Grande do Sul em dois mandatos não consecutivos, entre os anos de 1898 e 1928, totalizando 25 anos no poder.

Sua gestão foi marcada por diversas reformas e modernizações administrativas, sendo reconhecido por suas políticas de desenvolvimento econômico, agrário e educacional. Borges de Medeiros também desempenhou um papel importante na consolidação do regime republicano no estado, além de ter sido um defensor da autonomia dos estados frente ao governo federal. No entanto, sua liderança também foi controversa, sendo acusado por alguns de seus oponentes de exercer um governo autoritário e centralizador. Por fim, deixou um legado político significativo, sendo considerado uma figura emblemática da política estadual e nacional.

Medeiros nasceu em 19 de novembro de 1863, em Caçapava do Sul, quando seu pai, o Desembargador Augusto César de Medeiros, tinha 23 anos e sua mãe, Miguelina de Lima Borges, tinha 18 anos. Ele casou-se com Carlinda Gonçalves Borges em 1889, em Cachoeira do Sul e faleceu em 25 de abril de 1961, em Porto Alegre, aos 97 anos de idade, onde foi sepultado, no Cemitério da Santa Casa.

Ligações familiares & raízes:

Borges de Medeiros era primo décimo primeiro do meu pai, Álvaro Luis Custódio Leite. Em comum, temos como antepassados meus dodecavôs (avôs da 12ª geração) João Tourinho Maciel (1540 – 1609), de origem portuguesa e a brasileira Paula Camacho (aproximadamente 1540 – 1624). João Maciel, de família nobre, originário de Viana do Castelo, Portugal, migrou para o Brasil no final do século XVI, se estabelecendo na vila de São Paulo dos Campos de Piratininga antes de 1570.

Em algumas fontes informa-se que Paula Camacho era descendente do mítico João Ramalho, nome importante da história brasileira, entretanto, há muitas informações desencontradas sobre este parentesco e quere merecem maiores pesquisas. João Ramalho teria se casado com a indígena Bartyra, filha do cacique Tibiriçá. As fontes estando corretas, ambos seriam meus antepassados, possivelmente da 15ª geração (assim como de milhões de brasileiros).

Revista Diário da Ferrovia:

A Revista Diário da Ferrovia é patrocinada pela Lei Paulo Gustavo e faz parte dosprojetos Trilhando a História de Parobé, Taquara e Nova Hartz, sendo responsável pelas notícias antigas da região, onde, através de chamadas extras, além de matérias, divulgará o que foi notícia e história em todas as localidades onde a VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul) passava entre 1903 e 1964, de Hamburgo Velho até Canela. Em maio será lançada uma revista virtual com diversas matérias abrangendo a história de Parobé, Taquara, Nova Hartz e cidades da região.

Fontes:

Family Search:
https://www.familysearch.org/tree/person/LVDY-W8N

Genealogia Paulistana, Vol. VII, página 150-151.

Jornal A Federação, terça-feira, 08 de novembro de 1904, disponível na Coleção Digital de Jornais e Revistas da Biblioteca Nacional: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

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Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

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