Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE) de Parobé celebra 90 anos

Enquanto a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther de Parobé está prestes a completar 107 anos de história, tendo iniciado suas atividades em 1917, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Parobé celebra seus 90 anos, completados em 4 de abril.

Para entendermos melhor esta história, vamos voltar um pouco no tempo. Pertencente à IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a comunidade de Parobé era inicialmente atendida por pastores da paróquia de Taquara. Quase ao mesmo tempo, em outubro de 1915, surgia a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) em Taquara, departamento criado pela senhora Helene Schlieper e seu marido, o pastor Ernest Schlieper. Neste primeiro momento chamava-se “Sociedade das Senhoras de Taquara do Mundo Novo – Frauenhilfe”. Em ata criada pelo pastor Friedrich Emil Schultz em 1920, indicava-se que o grupo contava com 30 participantes em 1915, e naquele ano de 1920 chegava a 110. Em outro momento, o nome passou a se chamar “Sociedade Beneficente de Senhoras Evangélicas”.

A comunidade evangélica em Taquara tem início por volta de 1854, ano do primeiro registro oficial, e neste mesmo ano foram batizadas as primeiras quatro crianças. Outro registro informa que em 1868 é formada a primeira Comunidade Evangélica de Taquara, com 35 famílias, tendo como pároco o pastor Robert Kröhne.

OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Parobé

Então, em 4 de abril de 1934, surgia a OASE em Parobé, fundada pela senhora Dorothea Schäfke, esposa do pastor da comunidade de Taquara naquela época, Hermann Schäfke. Neste primeiro momento participavam 15 senhoras, que semanalmente se reuniam para ensaio de canto e mensalmente para reuniões administrativas. A primeira diretoria da OASE em Parobé contava com: Alvina Sauer (presidente por 20 anos), Idalina Ritter (vice-presidente), Talita Schuler (1ª secretária), Lina Saft (2ª secretária), Hilda Auler (1ª tesoureira) e Hilda Schuler (2ª tesoureira).

A OASE funcionou em língua alemã até 6 de junho de 1941, com o nome de “Evangelische Frauen Hilfe”. Com a Segunda Guerra Mundial e a proibição do ensino e divulgação da língua alemã no Brasil, os registros passaram a ser feitos em língua portuguesa, denominando-se assim Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas.

A primeira sede da OASE em Parobé localizava-se nesta casa da foto, na Rua João Corrêa, ao lado da igreja, construção que décadas depois foi demolida e deu lugar ao atual Centro Comunitário. Nesta foto de 1951 que ilustra a matéria estão identificadas as senhoras Marta Sauer, Noemia Schmidt, Arminda Renilda Ellwanger, Bertha Blos, Silda Kautzmann, Erna La Bradbury, Erna Ellwanger, Ida Ritter, Augusta Knack, Celita Brocker e a menina Deana Ellwanger, em frente ao muro, filha da senhora Arminda Renilda Klein. Na frente de Bertha Blos está o menino Otilo Kautzmann, filho de Silda Blos.

Dentre as inúmeras atividades que a OASE desenvolveu e desenvolve nestes 90 anos em Parobé, estão chás beneficentes auxiliando o hospital, comunidade, paróquia, creches, idosos e portadores de necessidades especiais.  Também realizam visitas a pessoas doentes e idosos. Os grupos de OASE da IECLB tem como lema: “Comunhão – Testemunho – Serviço”. Além de todo trabalho diaconal se reúnem para ler e estudar textos da Bíblia. Hoje a OASE reúne-se em uma sala no segundo andar do prédio atrás da igreja.

A atual direção da OASE conta com:

Presidente – Hardy Spindler
Vice-presidente – Adelaide Spindler
Tesoureira – Lilian Bertha Blos
Secretária – Eda Maier
Coordenadora Paroquial – Lorena Hoffman
Segunda secretária – Neusa Hartz

Na foto atual, parte do grupo da OASE, onde estão, da esq. para a dir.: Pastora Gilvania, Edy, Lilian, Neusa, Loiva, Líria, Elisabeth, Neli, Adelaide e Hardy.

Neste sábado, 06, a OASE realizará o Chá da OASE no Centro Comunitário, celebrando seus 90 anos de história. O evento terá início às 15h e promete ser uma ocasião especial de comemoração e confraternização. Para quem tiver interesse, serão vendidos cartões para o chá

Créditos da foto:

Fotos retirada da edição nº 30 da revista Atafona – Digitalizada/editada por Maicon Leite

Fontes:

Revista Atafona nº 06, de maio de 2004

Revista Atafona nº 30, de junho de 2008

Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). (s.d.). Taquara, RS. Disponível em https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/taquara-rs/ordem-auxiliadora-de-senhoras-evangelicas-oase-8

História da Comunidade em Taquara, RS. (s.d.). Disponível em https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/taquara-rs/historia-da-comunidade-em-taquara-rs

Colaboração: Elisabeth Haag, Mirlei Alzira Blos, Marli Clair Blos e Secretaria da IECLB de Parobé.

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *