Irmãs Antonieta, Maria Juraci e Benta Pioly na década de 1940

Em foto tirada por volta da década de 1940 estão as irmãs Antonieta, Maria Juraci e Benta Piolly, na propriedade da família, localizada no Morro da Canoa. Elas eram filhas de Pedro Pioly dos Santos (3 de março de 1893 – 11 de novembro de 1974) e Leonor Maria (5 de maio de 1895 – sem data de falecimento). No total Pedro e Leonor tiveram 11 filhos, sendo eles: Maria Virgínia, Suely, Almerinda, Benta, Juraci, Antonieta, Evande, Áurea, Izedoria, Maria Inês e Ernani.

Pedro era filho do imigrante italiano Jacob Piolli (21 de dezembro de 1859 – 9 de junho de 1932), cujo nome de batismo era Giacomo Tommaso Vittorio Pioli e de Virgínia Cândida dos Santos (9 de janeiro de 1873 – sem data de falecimento).

Leonor Maria nasceu em 5 de maio de 1895, e sua mãe era Maria Ignez Caidel, que tinha 31 anos quando ela nasceu, e seu pai, Manoel Antônio de Oliveira, tinha 36 anos. É provável que seu nome completo de solteira fosse Leonor Maria Caidel de Oliveira, ou, Leonor Maria de Oliveira. Na certidão de nascimento de seu neto Marcelo de Nardin (filho de Suely Pioly e Antonio Thadeo de Nardin) seu nome consta como Leonor Maria Pioly.

Pioli, Piolli ou Piolly?

Detalhe em relação ao sobrenome: na certidão de batismo do imigrante Jacob consta como Pioli, com apenas um “l”, enquanto em outras fontes o sobrenome varia para “Piolly” e “Piolli”. Em sua certidão de óbito, consta como “Piolli”. Sabemos que em muitos casos os escrivães acabavam não entendendo os nomes e sobrenomes e registrando conforme imaginavam ser o correto. Creio que neste caso, seja por tal motivo. Optarei por usar como Pioly.

As irmãs Antonieta, Maria Juraci e Benta Pioly

Antonieta se casou com Pedro Pinto da Silva em Parobé em 27 de janeiro de 1945 e eram pais de Rejane Aparecida, Iara Terezinha, Renato e João Batista. No site da Central do Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul o nome de Antonieta consta como Antonieta Pioly Dos Santos.

Maria Juraci se casou com Guido Haack e tiveram os filhos Flávia Maria Brito e Maria Guiomar Haack.

Benta se casou com Armando Seger (família de Scharlau, São Leopoldo) e tiveram 6 filhos: Roque, Lígia, Leonor, Cristina, Paulo e Margarete.

Ligações familiares:

Leonor, mãe das irmãs,era prima décima do meu avô Jacy Moreira Leite (3 de janeiro de 1917 – 18 de maio de 1980), que era casado com Zoé Terezinha Custódio (30 de novembro de 1937 – 19 de dezembro de 2014), ambos residentes em Butiá, embora meu avô tenha nascido em Dom Pedrito. Em comum temos meu avô da 12ª geração, o açoriano Cap. Antônio Brum da Silveira (1º de maio de 1546 – 22 de março de 1597), que neste caso teve duas esposas, a minha antepassada Violante Luís de Faria (aproximadamente 1555 – aproximadamente 1615) e a antepassada da “vó Leonor”, Beatriz Evangelho (nascida aproximadamente em 1549, sem data de falecimento). Sendo assim, os netos de Leonor seriam meus primos da 13ª geração.

Colaboração:

Rejane Aparecida, Vera Mosmann e Pedro Rogério

Créditos da foto:

Acervo de Vera Mosmann – Editada por Maicon Leite

Fonte:

https://www.familysearch.org/tree/person/details/L58J-BLK

Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com

A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.

Parceiros:

MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/

Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768

Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro

Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/

Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416

Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/

Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495

Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/

Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343

Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial

RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500

Restaurante Garfo & Prosa – https://www.instagram.com/garfoeprosa
Rua Dr. Legendre, nº 342 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51)99998-7307

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA

Siga nosso perfil no Instagram:

https://www.instagram.com/historiadeparobe

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/HistoriadeParobe

Entre no nosso grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *