Revista Diário da Ferrovia – Estatutos da Comunidade Evangélica de Nova Palmeira (Araricá)
Depto. de notícias do Trilhando a História de Parobé e região
Jornal A Federação, quinta-feira, 20 de janeiro de 1921
Foi noticiado no Jornal A Federação do dia 20 de janeiro de 1921, uma quinta-feira, dados sobre o Estatutos da Comunidade Evangélica de Nova Palmeira, atual Araricá. Esta localidade estava inserida no trecho da linha férrea inaugurado em 15 de agosto de 1903, com a Estação Nova Palmeira recebendo os passageiros do trem e mercadorias, até que em 19 de julho de 1945 o nome do distrito foi alterado para Araricá assim como sua estação de trem. Na época, Nova Palmeira era o 5º Distrito de São Leopoldo, e vale aqui destacar, como está abaixo, a data de fundação da Comunidade Evangélica de Nova Palmeira, em 13 de setembro de 1888.
No texto, datado de 20 de dezembro de 1920 e assinado por Carlos Zwetch, foi publicado o seguinte trecho: “EXTRACTO DOS ESTATUTOS DA COMMUNIDADE EVANGELICA DE NOVA PALMEIRA – Art. 1º – A Communidade Evangelica de Nova Palmeira, fundada em 13 de Setembro de 1888, tem sua sede no logar denominado Nova Palmeira, 5º districto do município de São Leopoldo. Art. 2º – A Communidade tem por fim: – cultivar e propagar o christianismo de acordo com as sagradas escripturas e confissões da reforma allemã; ministrar aos seus membros, pelos meios regulares, a palavra, de Deus e os santos sacramentos; prover a educação elementar e religiosa da mocidade envagelica”. Foram publicados os artigos 1º, 2º, 7º, 8º, 14º e 24º do estatuto.
Informações sobre Carlos Zwetch:
Carlos Zwetch, ou, Carl Zwetsch, nasceu em 12 de outubro de 1846, em Birkenfeld, uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Birkenfeld, na associação municipal de Verbandsgemeinde Birkenfeld, no estado da Renânia-Palatinado. Quando Carl nasceu, seu pai, Johann Peter Zwetsch, tinha 38 anos e sua mãe, Maria Wilhelmine Schwenck, tinha 27 anos. Carl casou-se com Maria Elisabeth Nadler em 8 de agosto de 1869, em Nova Palmeira, e tiveram pelo menos 7 filhos e 5 filhas. Ele faleceu em 27 de agosto de 1925, em Nova Palmeira, com 78 anos, onde também foi sepultado, no Cemitério Evangélico de Araricá.
Carl Zwetsch era primo oitavo do tetravô da minha esposa, João Streit (4 de outubro de 1851 – 8 de março de 1932), casado com Carolina Boll (18 de junho de 1855 – 8 de novembro de 1931). Eles tinham o antepassado em comum Matthias Nonnweiler (1556 – 15 de janeiro de 1632), tridecavô (13º avô) da minha esposa, casado com Elisabeth Elsa Maria Caspar (1543 –1633).
E mais:
Na mesma página do jornal foi publicado também o “EXTRACTO DOS ESTATUTOS DA COMMUNIDADE EVANGELICA DE PICADA HARTZ”, destacando também alguns artigos do estatuto, que veremos em outra matéria. Ao lado destes extratos dos estatutos há uma chamada para um edital da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), onde informa os novos horários da linha Porto Alegre-Taquara, com o horário de saída e chegada dos trens, bem como a quilometragem rodada a cada estação, totalizando 88,376 km entre o ponto de partida e chegada.
Sobre a Revista Diário da Ferrovia:
A Revista Diário da Ferrovia é patrocinada pela Lei Paulo Gustavo e faz parte dosprojetos Trilhando a História de Parobé, Taquara e Nova Hartz, sendo responsável pelas notícias antigas da região, onde, através de chamadas extras, além de matérias, divulgará o que foi notícia e história em todas as localidades onde a VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul) passava entre 1903 e 1964. As postagens das notícias antigas contarão com a capa do jornal consultado (se possível) e o recorte da matéria em questão. Tudo de fontes primárias e exatamente como foi noticiado nas publicações, inclusive com a grafia da época. Todas as matérias também serão postadas nas redes sociais dos projetos Trilhando a História de Parobé, Taquara e Nova Hartz. Em maio será lançada uma revista virtual com diversas matérias abrangendo a história de Parobé, Taquara, Nova Hartz e cidades da região.
Fontes:
Jornal A Federação, quinta-feira, 20 de janeiro de 1921, disponível na Coleção Digital de Jornais e Revistas da Biblioteca Nacional: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx
Family Search:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/KCHW-C28
Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.
Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/revistadiariodaferrovia/
Curta nossa página no Facebook:
www.facebook.com/diariodaferrovia
Entre no nosso grupo no Facebook:
www.facebook.com/groups/diariodaferrovia
E-mail: