Eleonor Pioli no início do Século XX & raízes açorianas
Nesta foto tirada por volta do início do século XX está Leonor Maria Caidel de Oliveira, nascida em 5 de maio de 1895, quando sua mãe, Maria Ignez Caidel, tinha 31 anos e seu pai, Manoel Antônio de Oliveira, tinha 36 anos. Ela casou-se com Pedro Pioli em 27 de julho de 1918, em Rolante, e tiveram 11 filhos. Moravam no Morro da Canoa, em Parobé, onde até hoje familiares residem.
Eleonor foi batizada em 13 de julho de 1895, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Novo Hamburgo, cuja primeira construção é datada de 1851, sendo ampliada em 1886, com a adição de uma torre. Portanto, foi nesse novo ambiente que Eleonor recebeu seu batizado. Sobre seu nome, alguns documentos a identificam como Leonor Maria dos Santos, ou seja, sem os sobrenomes dos pais.
Ligações familiares & raízes:
Como já vimos anteriormente, Leonor era prima 10º do meu avô paterno, Jacy Moreira Leite (3 de janeiro de 1917 – 18 de maio de 1980), casado com Zoé Terezinha Custódio (30 de novembro de 1937 – 19 de dezembro de 2014), ambos residentes em Butiá, sendo meu avô nascido em Dom Pedrito.
Em comum temos meu avô da 12ª geração, o açoriano Capitão Antônio Brum da Silveira (1º de maio de 1546 – 22 de março de 1597), que neste caso teve duas esposas, a minha antepassada Violante Luís de Faria (aproximadamente 1555 – aproximadamente 1615) e a antepassada de Leonor, Beatriz Evangelho (nascida aproximadamente em 1549, sem data de falecimento).
Beatriz Evangelho, antepassada direta de Leonor
Sobre Beatriz, sabemos que nasceu aproximadamente em 1549, na Ilha do Faial, uma ilha portuguesa situada no extremo ocidental do Grupo Central do arquipélago dos Açores, quando seu pai, Rui Dias Evangelho, tinha 51 anos e sua mãe, Isabel de Carvalho Peixoto, tinha 39 anos. Ela teve pelo menos 12 filhos e 6 filhas com o Capitão Antônio Brum da Silveira, cuja história relatei no texto publicado dias atrás e pode ser conferida aqui: https://historiadeparobe.com.br/2024/12/26/familia-pioli-e-amigos-no-morro-da-canoa-origens.
Família Peixoto:
Beatriz era neta de Jorge Peixoto de Carvalho, fidalgo da nobre casa de Pousada, que se estabeleceu na Ilha do Faial no começo do século XV. Segundo a Enciclopédia Açoriana, Jorge Peixoto era filho de Álvaro Peixoto Pereira, o quarto senhor do morgado de Pousada e fidalgo da Casa Real. Após cometer um crime no Reino, no qual matou um rival, Jorge se homiziou (literalmente se refugiou) no Faial no início do século XVI. Lá, viveu conforme as leis da nobreza e ocupou cargos importantes no governo da ilha. Casou-se com Inês Fernandes, sua igual, mas não teve descendência legítima. No entanto, Jorge Peixoto de Carvalho teve uma filha com Maria Lopes (1490–1560), natural dos Cedros, que é a ancestral da família Peixoto da Ilha do Faial: Isabel de Carvalho Peixoto, como mencionado acima (mãe de Beatriz).
Família Evangelho:
Ainda de acordo com a Enciclopédia Açoriana, a família Evangelho, das ilhas do Pico, Faial e Terceira,descendem de uma linhagem que remonta ao continente, tendo como antepassado Martim Esteves Evangelho, natural da Beira. Gaspar Rodrigues Evangelho, radicado no Pico, foi filho de Rui Lourenço e Isabel Martins Evangelho, esta última neta de Martim Esteves. Gaspar casou com Filipa Pereira e foi pai de Rui Dias Evangelho, ouvidor no Pico e Faial, que se uniu a Isabel de Carvalho Peixoto, herdeira de Jorge Peixoto de Carvalho, nobre ligado aos morgados (ver explicação abaixo)de Pousada.
Significado de “morgado”:
O morgado era um título nobiliárquico e uma propriedade fundiária transmitida integralmente ao filho mais velho, sem divisão entre os herdeiros. Comum entre a nobreza de Portugal e Brasil, esse sistema, vigente dos séculos XVI a XIX, garantiu que grandes propriedades rurais permanecessem unificadas, assegurando prestígio e poder aos seus proprietários. O título de senhor do morgado conferia privilégios legais, econômicos e sociais, reforçando a concentração de riqueza e influência.
Créditos da foto:
Acervo de Vera Mosmann – editada por Maicon Leite
Fontes:
GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES. Jorge Peixoto de Carvalho. Disponível em: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/default.aspx?id=3828. Acesso em: 27 dez. 2024.
FAMILYSEARCH. Perfil de [Leonor Maria Caidel de Oliveira]. Disponível em: https://www.familysearch.org/tree/person/details/9N2D-712. Acesso em: [27 de dezembro de 2024].
VIEIRA, Marcelino Lima. Famílias Faialenses. Lisboa: Tipografia do Comércio, 1922.
Atenção: se você acompanha o projeto e quer vê-lo crescer e seguir, e se acha válido, colabore com qualquer valor através da chave PIX de e-mail do projeto, que é historiadeparobe@gmail.com.
Projeto criado por @maiconlcleite, presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.
Você tem fotos antigas de sua família ou de Parobé? Envie para o projeto! Basta mandar mensagens via Facebook, Instagram ou pelo e-mail historiadeparobe@gmail.com
A cópia, reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste projeto, parcial ou integralmente, é expressamente proibida, nos termos da Lei n.º 9.610/98, exceto para trabalhos e pesquisas escolares/acadêmicos.
Parceiros:
MasterShop Games & Eletrônicos – https://www.instagram.com/mastershopgo/
Parobé: Av. Artuino Arsand, n° 120 – Galeria Monalisa – Centro – WhatsApp: (51) 3543-6768
Taquara: R. Mal. Floriano, n° 1441 – Centro
Agropecuária Pássaros & Cia – https://www.instagram.com/agropecuariapassarosecia/
Av. das Nações, n° 691 – WhatsApp: (51) 98018-2416
Madeireira do Chico – https://www.instagram.com/madeireiradochico/
Rua João Mosmann, n° 471 – Centro – Parobé – WhatsApp: (51) 99977-8495
Educação Infantil Pequeno Príncipe – https://www.instagram.com/eei_pequeno_principe/
Rua Dr. Legendre, n° 57, Centro – Parobé – Telefone: (51) 99922-6343
Mosmann Alimentos – https://www.lojavirtualmosmann.com.br / https://www.instagram.com/mosmannalimentosoficial
RS 239 · Km 43 · n° 5701 – Parobé – Televendas: (51) 3543-8500
Fabiano Lima Arquitetura – https://www.instagram.com/fabianolima.arq
Rua João Alfredo Feltes, 65, Parobé – WhatsApp: (51) 51 99702-1565
Edinho Chaves Tattoo – https://www.instagram.com/edinhochaves_tattoo
Av. Artuino Arsand, 120 – Galeria Monalisa – Parobé – (51) 51 9578-8080
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdAPUfTuhm966PsZfGM96GA
Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/historiadeparobe
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/HistoriadeParobe
Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/historiadeparobe