Revista Diário da Ferrovia será lançada em maio cobrindo a história de Parobé e região

No mês de maio será lançada a revista virtual DIÁRIO DA FERROVIA, através de edital da Lei Paulo Gustavo promovido pela Prefeitura Municipal de Parobé. A revista DIÁRIO DA FERROVIA é um complemento dosprojetos Trilhando a História de Parobé, Taquara e Nova Hartz, sendo a publicação responsável pela história e notícias antigas da região. As matérias englobarão as localidades onde o trecho da linha férrea da VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul) passava entre 1903 e 1964. Além da revista impressa, será publicado material na internet, nas redes sociais do projeto e num site que está sendo desenvolvido.

O trecho da estrada de ferro entre Novo Hamburgo e Taquara foi inaugurado em 15 de agosto de 1903. Naquele dia, autoridades e população se reuniram em todas as novas estações para celebrar a inauguração deste trecho, que fazia parte da linha que saía de Porto Alegre. Este novo trecho incluía as estações Hamburgo Velho, Campo Bom, Quatro Colônias, Sapiranga, Amaral Ribeiro, Araricá, Campo Vicente, Parobé e Taquara. Posteriormente, a estrada de ferro seguiu até Gramado e Canela, passando por Igrejinha, Três Coroas, Sander e Várzea Grande.

Os textos, tanto os publicados nas redes sociais quanto na revista, abordarão os mais diversos temas, desde a própria história deste trecho da ferrovia e seus principais personagens e acontecimentos, passando por temas voltados à população local e seu cotidiano, seus antigos habitantes, os imigrantes pioneiros, as antigas fábricas de calçados, economia, festas, esportes, música, etc. As postagens das notícias antigas nas redes sociais, bem como matérias diversas, contarão com a capa do jornal consultado (se possível) e o recorte da matéria em questão. Tudo de fontes primárias e exatamente como foi noticiado nas publicações, inclusive com a grafia da época. O objetivo principal do projeto é fornecer à comunidade uma gama de informações sobre sua própria história e de como os municípios da região de formaram e se desenvolveram.

O resgate da memória, das raízes e a sensação de pertencimento são aspectos fundamentais para o fortalecimento da identidade e cultura de uma comunidade, como a população de Parobé e da região. Quando uma comunidade investe na preservação de suas tradições e valores culturais, ela fortalece seus laços sociais e promove um senso de pertencimento que pode ser extremamente gratificante para seus membros. Ao conhecerem suas origens e a história de quem pavimentou esse caminho, os leitores do projeto podem criar uma conexão mais profunda com sua terra natal.

Siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/revistadiariodaferrovia/

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/diariodaferrovia

Entre no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/diariodaferrovia

E-mail:
diariodaferrovia@gmail.com

Maicon Leite

Criador do projeto Trilhando a História de Parobé e Presidente da AMUPA - Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *